Apresentadores


André Passos
Advogado, Vereador, da bancada do PT e líder da oposição Câmara Municipal de Curitiba.


Cyntia Mara Costa
Engenheira cartógrafa pela UFPR em 1982, com pós-graduação pela UFPR em Geoprocessamento (1993), Tecnologia da Informação (2001) e mestranda em Ciências Geodésicas. Atualmente exerce as atividades profissionais na CELEPAR, como analista de sistemas de informações geográficas. Atua como membro da Comissão de Estudos em SQL/MM e Metadados no Subcomitê de Software da ABNT.


Deborah Ribeiro Carvalho
Analista de Sistemas; Trabalha há 23 anos no IPARDES; Formação em Tecnologia em Processamento de Dados; Especialização em Elaboração e Análise de projetos para o Setor Público; Mestrado em Informática Aplicada pela PUCPR em 1999; Doutorado em Informática Aplicada pela PUCPR em 2002; Doutoranda em Sistemas de Computação pela COPPE-UFRJ desde 2003.


Emerson Saito
Bacharel em Análise de Sistemas pela PUCPR (1999) com especialização em Tecnologia da Informação pela UFPR (2001), é Analista Pleno da CELEPAR. Membro da Comissão de Estudos em SQL no Subcomitê de Software da ABNT e responsável na comissão pela norma XML.

Kátia de Pádua Thomaz
Bacharel em Ciência da Computação pela UFMG.Pós-graduada em Engenharia de Qualidade pela PUCMG.Certified Document Imaging Architech* - CDIA (certificação fornecida pela Association for Information and Image - AIIM)Project Management Professional* - PMP (certificação fornecida pelo Project Management Institue* - PMI). Curso de Doutorado em Ciência da Informação em andamento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Professora da UFMG, UNA e UFF, em nível de especialização. Artigos publicados nas revistas Perspectivas em Ciência da Informação (v. 6, n. 2) e DataGramaZero (agosto/2003).


Josiane Michalak Hauagge
Bacharel em Processamento de Dados pela UEPG (1993), Especialização em Análise Orientada a Objeto pela UEPG (1996), Mestre em Informática pela UFPR (2000); Com 10 anos de atuação na área de Informática, já trabalhou como Analista de Sistemas em várias organizações, aonde participou da implantação de projetos como BPCS e SAP; Hoje atua como professora do Ensino Superior na UNICENTRO, e ocupa a função de vice-coordenadora do Curso de Análise de Sistemas; é presidente da Comissão Interna de Pesquisa e Extensão do Departamento de Análise de Sistemas e membro da Comissão de Estudos em SQL no Subcomitê de Software da ABNT.


Manoel Flávio Leal
Bacharel em Ciência da Computação pela PUCPR (1999), com MBA em Gestão Empresarial Integrado através de Sistemas ERP pela PUCPR (2001), MBA Executivo em Marketing pelo ISAE/FGV (2001), Especialização em Habilidades Gerencias pela PUCPR em andamento; Trabalhou com Analista de Business Intelligence na Tele Celular Sul na implementação de Data Warehouse, Data Mining e Database Marketing; Atua hoje como Analista de Informática da CELEPAR, Professor da FACINTER e membro ativo comissões de Estudos da ABNT de SQL, SQL-Multimidia e Metadados.

Maria Salete Marcon Gomes Vaz
Professora Adjunta do Departamento de Informática da UEPG; Doutora em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE, área de concentração Banco de Dados; Pesquisadora em Banco de Dados pelo CNPq e UEPG; Presidente da Comissão de Metadados da ABNT; Coordenadora do Curso de Bacharelado em Informática - UEPG.


Paulo Sérgio Martins da Silva
Engenheiro Civil, em 1978, UFPR; Pós-Graduado em Administração de Sistemas de Informação, em 1982, UFRJ, COPPE; Diretor Técnico da Sucesu-PR, 2003; Coordenador do Congresso Conecte, em 2001 e 2002, Sucesu-PR; Membro da Comissão de Estudos da ABNT versão Metadados, 2003; Membro do Grupo PMBOK - Gerência de Projetos na CELEPAR, 2002; Professor Assistente na PUCPR.


Stefano Kubiça
Consultor da CELEPAR em Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e Certificação Digital. Mestre PUC-PR (GED). Conferencista eventos CENADEM, SUCESU-PR, ITS, PUC-PR e CELEPAR. Atuação de 26 anos em TI, sendo 22 na CELEPAR 5 dos quais em GED e 3 em Certificação Digital aplicada a GED. Tem diversos cursos e treinamentos em GED e Certificação Digital.


Vanderlei Vilhanova Ortencio
Tecnólogo em Processamento de Dados pela UFPR em 1980, com pós-graduação, pela PUCPR em Análise de Sistemas (1987), Engenharia de Software (1992) e Habilidades de Gestão (1994), Mestrando em Informática Aplicada (2000); Com 28 anos na área de Tecnologia da Informação, é Analista Master da CELEPAR, Professor na PUCPR, e coordenador da Comissão Técnica de Linguagens, SBD e SO e da Comissão de Estudos em SQL no Subcomitê de Software da ABNT, tendo representado o Brasil junto ao ISO/IEC JTC1/SC32 "Data Management and Interchange".

Vitório Y. Furusho
Tecnólogo em Processamento de Dados pela UFPR, pós-graduado em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela PUCPR, pós-graduado em Análise Moderna de Sistemas pela PUCPR. Trabalhou na Dimax, SERPRO, Ministério do Exército, IPPUC e foi membro do Comitê de Estudos da Linguagem Java - ABNT.Trabalha na CELEPAR (há 14 anos) como Coordenador de Atendimento em Tecnologia da Informação. Professor no Departamento de Informática - PUCPR (há 19 anos), Professor de Informática Aplicada na Faculdade Metropolitana de Curitiba - FAMEC (há 3 anos), Diretor do Sindicato dos Informáticos do Paraná - SINDPD-PR (gestão 2003/2006), membro da Sociedade Brasileira de Computação - SBC e Secretário Executivo da Associação Educativa Filhos dos Paraná. Atua no ensino superior há 19 anos e em Tecnologia da Informação há 29 anos.


Dra. Wanda Maria Maia da Rocha Paranhos
Coordenadora do Projeto Bibliotecas Digitais de Teses e Dissertações de Universidades do Paraná.PhD em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio, USA).Prof. titular [aposentada] do Dep. de Ciência e Gestão da Informação da UFPR.